segunda-feira, 18 de abril de 2011

Charles Mingus - Mingus Dynasty (1959)


Tem certos gênios que são inclassificáveis, eu poderia passar a noite toda aqui tentando explicar pra vocês o quanto esse cidadão foi, é e sempre será influente na música, e eu não sairia do lugar, o que eu posso dizer sobre Charles Mingus é que ele é respoonsável pelo jazz mais "porrada" que eu já ouvi e é o baixista mais "fuderoso" que escutei.

Música instigante, complexa, libertadora e porque não visceral! Hein!! Sempre ligado as raízes do jazz, em especial ao blues, Charles faz seu som! Atuou ao lado de musicos como Lionel Hampton, Bud Powell, Miles Davis.

Este álbum foi lançado no mesmo ano que o "Kind of Blue" do Miles Davis e o "Time Out" do Dave Brubeck, dá pra ver que esse ano foi iluminado. São dez faixas de um jazz arrebatador e muito bem executado, no melhor de sua forma e textura.

Charles Mingus morreu em 1979 acometido por uma esclerose lateral amiotrófica, que simplesmente o impediu de tocar seu instrumento e o deixou em uma cadeira de rodas até o momento de sua morte.

Mingus se foi, mas deixou para nós um legado, uma geração de músicos que viriam depois dele e tocariam para frente a sua dinastia.

Destaco duas faixas desse álbum, "Mood Indigo" e "Song with orange" escuta ai e depois me fala!


Nenhum comentário:

Postar um comentário